Titulo do Portfólio: Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos – Semestres: 5° /6°

Curso: Pedagogia

Disciplinas: • Adolescência e Juventude no século XXI • Temas atuais em Educação • Gestão Educacional • Pedagogia em espaços não escolares • Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

 

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas

– Formatado segundo normas ABNT

– Corrigido

– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).

– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.

– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar abordará o protagonismo juvenil no
contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos. Escolhemos essa temática com o intuito que você possa adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas. Refletir sobre a construção do Projeto de Vida pelos jovens estudantes do Ensino Médio vem ao encontro das novas propostas para essa etapa da Educação Básica que entraram em vigor com a Lei 13.415/2017, que alterou a LDB 9394/96 e ficou conhecida como a Reforma do Ensino Médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o Projeto de Vida entre as suas dez competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas as etapas da Educação Básica. Sendo assim, é fundamental que os profissionais da educação que atuam na
etapa do Ensino Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de Vida, considerado como uma das premissas para a formação integral dos estudantes. O principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida com os jovens estudantes é que eles desenvolvam as competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas e possam tomar decisões no âmbito pessoal, social e profissional com autonomia, consciência e responsabilidade. Nas etapas de desenvolvimento do Projeto de Vida, os estudantes irão adquirir conhecimentos necessários para atuarem no mercado de trabalho, se tornarem cidadãos responsáveis e éticos, assim como escolherem estilos de vida sustentáveis. De acordo com a BNCC (2018, p. 465), no Ensino Médio, os jovens devem vivenciar experiências que:

 

  • Favoreçam a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação
    aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção
    e circulação de conhecimentos.
  • Garantam o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.
  • Valorizem os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de
    sua condição de estudante, e qualifique os processos de construção de suas identidades e de seu projeto de vida.
  • Promovam aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a
    capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares.
    • Estimulem atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento
    dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação. Sendo assim, a escola deve ser o lugar onde são oferecidas as condições fundamentais para a formação do estudante como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões baseadas em conhecimentos e valores, solidária, que se envolva na solução de problemas e reconheça que necessita dar sequência aos seus estudos em outras etapas na educação.
    Trabalhar com o Projeto de Vida é também uma forma de inovar no trabalho
    pedagógico realizado no Ensino Médio, pois possibilita a inserção das metodologias
    ativas nas práticas realizadas nessa etapa. As metodologias ativas centram-se na ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu conhecimento e, que o professor seja um mediador desse processo. Promovem a formação de um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo,

ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.) Acredita-se que, dessa forma, um dos maiores problemas que o Ensino Médio no Brasil enfrenta, a evasão escolar, possa ser amenizado, pois a tendência é que os estudantes se envolvam mais com as propostas realizadas na escola, atribuam significado às aprendizagens e valorize a educação como essencial para seu desenvolvimento como sujeito social.

 

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

  1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você
deve elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A evasão escolar representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em
especial, na etapa do Ensino Médio. Entre suas causas podemos citar questões
socioeconômicas, raciais, familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector” esse tem sido um desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão aumentaram nos últimos cinco anos, principalmente entre os alunos do Ensino Médio. A direção da escola é ocupada pela pedagoga Sônia, que tem buscado compreender os fatores desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido, constantemente convida os professores e equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.

Em um desses momentos de reflexão, ao realizarem a leitura das competências
gerais da BNCC e da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei 9394/1996 e que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, chamou a atenção dos docentes os seguintes trechos:

Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018). Artigo 3o § 7o – Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. (BRASIL, 2017).
Os professores, a equipe pedagógica e a diretora Sônia identificaram, a partir
dessa leitura, que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir sentido e significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e,
consequentemente, evitar a evasão. A diretora Sônia ainda acrescentou a necessidade de repensarem as abordagens metodológicas realizadas no colégio, visto que muito alunos não se sentem desafiados a atuarem de forma mais participativa nas atividades propostas.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

A equipe gestora e os professores do colégio estadual “Clarice Lispector”
decidiram implementar no colégio o trabalho de construção do Projeto de Vida por
parte dos estudantes do Ensino Médio. Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas, para que os estudantes assumissem o protagonismo no processo. Nesse trabalho, os estudantes irão refletir sobre seus sonhos, ambições, onde almejam chegar e quem pretendem ser, tanto na sua vida pessoal e social quanto na profissional. O objetivo é que os estudantes projetem uma visão de si no futuro e compreendam a importância dos estudos para que essas projeções se concretizem. O Projeto de Vida deve proporcionar experiências para compreender a realidade, os desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis. Alguns professores afirmaram que não tinham clareza em como o Projeto de Vida seria construído pelos estudantes e sobre qual o papel dos professores na mediação desse processo, visto que deveriam colocar em prática propostas voltadas às metodologias ativas. Assim, a diretora Sônia se comprometeu, junto a equipe pedagógica do colégio, a elaborar um material explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que servirá como orientação para os professores.
Acadêmico, agora é com você!!! Coloque-se no papel da diretora Sônia e da equipe pedagógica e elabore o material explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas para apresentar para os professores.

 

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