Titulo:  Projeto de ensino Pedagogia

Curso: Pedagogia

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas

– Formatado segundo normas ABNT

– Corrigido

– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).

– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.

– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.

 

 

Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e
competências inerentes ao trabalho realizado pelo docente e que possibilite o
domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a
organização e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e
não formais. É importante que o projeto de ensino se efetive como um instrumento para a construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma
visão mais global da realidade. O enfoque deverá apresentar coerência com a habilitação que o seu curso proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso. Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como:

 

Relevância da ideia · A ideia tem importância para o ensino?
· Está direcionada para o ensino e a aprendizagem em contextos educativos de acordo com o segmento de atuação que o curso habilita?· Contempla a docência, gestão e a pesquisa? 

· Está relacionada às temáticas abordadas no curso?
· Contribui para o seu crescimento profissional?

Viabilidade da ideia · É possível de ser executada na educação de acordo com o
segmento de atuação que o curso habilita?
· O problema de pesquisa está bem definido?
· Existe bibliografia e outros materiais de fácil acesso para a escrita e do projeto?

 

Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu
projeto. Sabe por quê? Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é
possível de ser estudada em contextos educativos, devido à complexidade da
temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos
materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem
fundamentação teórica e oslimites não ficambemdelineados,muitas vezes, confuso,
até mesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em
consideração essas observações, para desenvolver seu projeto de ensino.

 

Projeto de Ensino Pedagogia

 

Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2)
laudas.

QUAIS SÃO AS LINHAS DO PROJETO DE ENSINO?

 

O Projeto de Ensino em Educação do curso de Pedagogia possui duas linhas, sendo
estas:

ü Docência (Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
ü Gestão Escolar

Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção
do seu Projeto de Ensino. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher
um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho
desenvolvido pelo professor (na linha da docência) ou pelo pedagogo (na linha da
Gestão Escolar).

 

COMO SELECIONAR O TEMA?

 

O Projeto de Ensino deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem
definido, observando os objetivos que pretende alcançar, bem como algo que
provoque seu interesse.Para te auxiliar, sugerimos alguns temas:

 

QUAIS SÃO AS LINHAS DO PROJETO DE ENSINO?

 

Fonte: https://bit.ly/2TC5zVhAcesso Acesso em: 15 jul. 2021

 

COMO SELECIONAR O TEMA?

DOCÊNCIA A utilização da literatura infantojuvenil para o processo de ensino e aprendizagem.
Brinquedoteca.

O papel dos jogos no processo de ensino da matemática.
A construção de projetos interdisciplinares nos anos iniciais do

ensino fundamental.

Organização do planejamento docente a partir dos direitos de

aprendizagem da BNCC.

Os campos de experiência da BNCC e a organização das práticas

pedagógicas na educação infantil.

Atividades pedagógicas adaptadas para alunos público-alvo da educação especial. Processo de alfabetização de Jovens e Adultos.

Estratégias pedagógicas a partir do uso das tecnologias digital.

 

GESTÃO

 

A organização da Gestão democrática e participativa.
O papel do pedagogo na Construção do Projeto Político Pedagógico.

Relação Família e Escola.

Mediação de conflitos no ambiente escolar.

Orientação Educacional.

Ação do pedagogo e as competências socioemocionais da BNCC.

A importância dos projetos culturais em Organizações não

Governamentais (ONGs).

 

2.2 JUSTIFICATIVA

Na perspectiva de Marconi e Lakatos (2003, p. 219), uma justificativa “consiste

numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante” uma dada ação ou pesquisa.
A justificativa fundamenta a escolha do tema e a motivação do Projeto. Para isso,
destaque a relevância da sua pesquisa, apresentando argumentos que identifiquem a importância do tema proposto. Defenda sua proposta, apresente a finalidade do seu estudo, convença o leitor de que seus propósitos são justos e merecem uma abordagem sistemática e científica. É importante frisar que, por cursar uma licenciatura, futuramente, você atuará na área do ensino, como professor. Assim, sua pesquisa deve ser relevante para essa área. Ao apresentar osseus argumentos, é essencialfundamentá- los teoricamente, ou seja, apresentar informações teóricas (citações e referências) que sustentem sua justificativa. Vale ressaltar que a justificativa se difere da fundamentação teórica. Assim, quando se fala de abordagem de “razões de ordem teórica” na elaboração deste item,
deve-se ter em mente que não se deve explicitar ou aprofundar o referencial teórico,
mas, ressaltar sua importância para as ações a serem desenvolvidas (MARCONI,
LAKATOS, 2003). Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas.

 

2.3 PARTICIPANTES

 

Nesta parte do trabalho, você deve especificar a quem o projeto se destina, ou
seja, aqueles que serão diretamente afetados/mobilizados/atendidos/contemplados com seu desenvolvimento. Importante observar, na definição dos participantes, o atendimento ao segmento dos contextos educativos para o qual seu curso de graduação o habilita para atuação. Assim, por exemplo, se o seu curso licencia para atuar no Ensino Fundamental – AnosIniciais, o Projeto de Ensino não pode ser direcionado ao Ensino Médio.

Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda.

 

2.4 OBJETIVOS

Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai
procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos
conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156).
Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito, aquilo que almeja com o
estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto de Ensino em
contextos educativos.

 

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Indica o que pretende alcançar de forma
ampla e está relacionado à questão
principal do projeto.
Contribuem para alcançar o objetivo geral, apontando as etapas que levam a obtenção do objetivo maior.
Você deverá elencar três objetivos específicos que pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto
(conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas).

 

Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda.

 

2.5 PROBLEMATIZAÇÃO

A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano
escolar de estudos já realizados, verificando-se dificuldades, questões conflitantes,
possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de
estudo e gerar uma pergunta. A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimentode alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 159).
Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara,
compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende

resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI;
LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema
selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada no contexto escolar? Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar o contexto observado, situar a dificuldade identificada e, por fim, apresentar reflexões capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o problema motivador do projeto.
Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas(2)
laudas.

 

2.6 REFERENCIAL TEÓRICO

 

Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca
zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum
conhecimento precedente. A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, você deveapresentar as principais teorias que se relacionam com seu Projeto de Ensino. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar que “a ciência lida com conceitos” e os “conceitos podem tersignificados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI, LAKATOS, 2003, p. 225), daí a necessidade deste item. Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que subsidiem o temaque escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros didáticos. Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, é necessário realizar um levantamento de textos adequados e atualizados, referentes ao tema escolhido. Como sugestão para realizá-la, você necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar
um texto que contenha referências a autores e obras que abordem a temática escolhida para a realização do Projeto de Ensino. A revisão bibliográfica de seu Projeto de Ensino, assim como de qualquer trabalho acadêmico, dever ser pautada na utilização de fontes confiáveis. Além de materiais convencionais, como livros e artigos de periódicos (revistas científicas), podem ser utilizados trabalhos acadêmicos de relevância comprovada na área, como dissertações e teses. Vale ressaltar que, dada a disseminação das tecnologias digitais de
informação e comunicação, boa parte do acesso a esses materiais é feita por meios
digitais, na internet, o que exige cuidado e atenção na seleção das fontes, bem como a sua correta referenciação. Em síntese, você deverá buscar autores e inseri-los no debate, por meio de citações diretas e indiretas. É importante sempre referenciá-los, conforme as normas da ABNT. Nunca copie as ideias do autor sem mencioná-los, pois a prática da apropriação de textos alheios constitui plágio, crime com pena prevista em lei (Lei n.o 9.610). Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, cinco (5) e, no máximo, sete (7) laudas.

 

2.7 METODOLOGIA

 

Neste item, você deve explicitar o desdobramento teórico-prático, fundamentado em ações a serem desenvolvidas e as estratégias necessárias para realizá-las. Você deve observar as seguintes etapas:

  • Planejamento: É nessemomento que se organiza as práticas e se faz uma
    ligação entre os conteúdos/abordagens e o contexto social. O desencadeamento das ações ocorre por meio das perguntas: O que fazer? Como fazer? Quem vai ajudar?

 

  • Execução: É a descrição de como as atividades serão desenvolvidas,
    focando em tudo que precisa ser feito para que o projeto, de fato, se efetive.
    Considerando que o Projeto é voltado tanto para a docência quanto para a
    gestão, você pode contemplar diferentes abordagens: o uso de metodologias ativas e de tecnologias digitais; aulas práticas e expositivo-dialogadas; elaboração de mapas conceituais; experimentação de técnicas e materiais; soluções de problemas; estudos de caso; estudos dirigidos; trabalhos colaborativos por meio das redes sociais (Facebook, Twitter, blogs), entre outros. Caso esteja previsto o trabalho com materiais disponíveis na internet, inclua os links dos materiais que pretende utilizar.
    Para te auxiliar no entendimento sobre a metodologia, observe os exemplos abaixo:

 

DOCÊNCIA

O tema escolhido foi a construção de práticas para o ensino de crianças pequenas a
partir dos campos deexperiência da BNCC. 1o passo: elencar um dos objetivos de aprendizagem descritos na BNCC para o trabalho com as crianças pequenas, referente a este campo de experiência. 2o passo: selecionar o conteúdo a ser desenvolvido com este grupo etário. 3o passo: descrever o procedimento adotado para a realização da atividade: contação de história,construção de instrumentos, elaboração de uma peça teatral, jogos etc. 4o passo: relatar como a atividade será apresentada aos alunos (individual ou em grupo) e como eles deverão executar.

 

2.8 CRONOGRAMA DO PROJETO

 

O tempo previsto para a execução do projeto se relaciona diretamente aos
objetivos propostos, no entanto, não deve ser muito longo, pois pode causar
desinteresse. Dessa forma, ao prever o tempo para a realização do projeto, organize
um cronograma para realizar cada atividade prevista na Metodologia, o que pode ser
feito desta forma:

 

Etapas do Projeto Período
1. Planejamento
2. Execução
3. Avaliação

 

Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda.

 

GESTÃO

Vamos supor que você escolha uma proposta cujo tema seja “A ação do pedagogo
na construção do Projeto Político Pedagógico”. Você deverá explicitar as ações que
serão desenvolvidas, observe o exemplo a seguir: 1o passo: realizar um encontro com os profissionais da escola para discutirem juntos a importância do projeto político pedagógico e sua elaboração em uma perspectiva democrática e Participativa.

2o passo: marcar uma reunião com os professores e membros do grêmio estudantil,
conselho escolar, associação de pais etc., para que juntos reflitam as necessidades
do espaço escolar. 3o passo: construir em parceria com a comunidade escolar o projeto político pedagógico a partir das discussões e decisões tomadas nas reuniões anteriores. 4o passo: socializar com os envolvidos do espaço escolar o documento e realizar os ajustes necessários.

 

2.9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

 

Prever a necessidade de recursos humanos e materiais proporciona a
organização do trabalho e o encaminhamento do estudo e da investigação,
enriquecendo o projeto na sua totalidade. Nesta parte do trabalho, você deve elencar os recursos necessários para a execução do Projeto.
Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda.

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