Prezado aluno (a),
Seja bem-vindo(a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a reestruturação financeira da empresa “SÓ CACHAÇAS”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Na atividade de produção textual, você deverá seguir as instruções e questionamentos relacionados aos conteúdos do semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de aprendizagem– SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos.
• O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
*Importante: o tutor a distância terá acesso somente ao último arquivo postado, dessa forma você deverá postar apenas um arquivo.
• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Virtual tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);
• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de Rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc.).

2. Orientações
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na execução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A empresa “SÓ CACHAÇAS” que é especializada na produção de cachaça artesanal e possui na sua linha “PREMIUM” envasado em garrafas de 750 ml, qualidades reconhecidas pelo mercado, além de serem amparados por rigorosos processos técnicos e legais de fabricação. Ao passar pelo processo de produção, o produto é comercializado no varejo, bares, lanchonetes, restaurantes e conveniências em geral. A empresa foi constituída há 5 anos pelo empreendedor José, está sediada na cidade de Piracicaba/SP, e passou por um período de crescimento desde a sua fundação, alavancando em seu portfólio de clientes mais de 15 municípios da região.
José é o responsável pela definição dos objetivos da empresa, porém, devido à carga excessiva de atribuições operacionais, resta-lhe pouco tempo para atividades administrativas e financeiras. O mercado competitivo, aumento da concorrência e problemas de ordem gerencial e financeiro comprometem o desenvolvimento da empresa.
No âmbito econômico, especificamente na área financeira, existem controles operacionais das finanças. Atributos, como contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa diário são registrados pela Márcia, assistente financeiro, mas sem um auxílio de um sistema especializado. Contudo, não há um controle financeiro gerencial de ordem estratégica, no qual se possa obter relatórios precisos da atuação financeira da empresa, como por exemplo a projeção do fluxo de caixa.
Verificou-se a ausência de controles contábeis importantes para análise do desempenho financeiro da organização, tais como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício. Apesar da empresa ter todos os registros financeiros de suas operações, não é evidenciado a posição patrimonial, econômica e financeira da empresa.

Em termos de expansão, José está avaliando a possibilidade de investir na expansão dos negócios, uma vez que o mercado nacional já demonstra sinais de recuperação econômica. Em projeções preliminares, o empresário estima a realização de investimentos na ordem de R$ 1.000.000,00 para modernização da fábrica e ampliação da produção.
Dado o diagnóstico apurado, você deverá elaborar planos de ações que atendam as melhores práticas de gestão financeira almejada por José, com o objetivo de aumentar o faturamento da empresa, redução dos custos, aumento dos lucros e a geração de eficiência produtiva.
Para apoiar o processo de solução da situação problema apresentada, é fundamental que seja feita uma boa pesquisa sobre os conteúdos inerentes a cada decisão e ação a serem desenvolvidos pela empresa com o seu apoio como profissional de gestão financeira.
No tocante ao problema da falta de controles relacionados às informações contábeis e financeiras, sugere-se a leitura dos seguintes materiais:
1. Sobre o papel da controladoria na solução dos problemas informacionais, leia: https://endeavor.org.br/financas/controladoria/
2. Sobre a importância dos controles internos no processo de reestruturação financeira, leia: https://comunidadesebrae.com.br/financas-e-tributos/controles-internos-para-otimizacao-de-resultados
3. Sobre o papel da auditoria interna, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UtSJvdKiuCY
2. Agora, é com você!
A partir da situação geradora de aprendizagem (SGA), que envolve uma série de fatos, o seu desafio é auxiliar José no processo de reestruturação financeira da “SÓ CACHAÇAS”, considerando os aspectos estudados no semestre

Desafio 01
A partir da situação problema apresentada, fica evidente que a ausência de controles internos e de um processo de auditoria que garanta a qualidade informacional está gerando problemas para a empresa. Como está previsto um investimento significativo, é preciso resolver este problema.
Nesse sentido, na sua produção textual trate dos seguintes aspectos:
a) Qual é o conceito e a finalidade da controladoria em termos de gestão?
b) Qual é o conceito e a finalidade da auditoria em termos de gestão?
c) Quais as principais características dos controles internos, cite exemplos de controles internos importantes para a área financeira.
Desafio 02
Uma das funções do setor financeiro é a elaboração das projeções orçamentárias, para isso se utiliza dos objetivos definidos no planejamento, segundo Hoji (2018), “o planejamento consiste em estabelecer com antecedências as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados”. Com a definição de Hoji podemos entender que a empresa é um sistema aberto e interage com o meio, logo os orçamentos devem de estar de acordo com o planejamento.
O sistema orçamentário é um instrumento de planejamento, controle, monitoramento dos resultados financeiros e econômicos da empresa. Os orçamentos têm o objetivo de mostrar quantitativamente, todos os setores da empresa (compras, marketing, produção, gastos gerais, vendas, entre outros). Uns dos fatores a serem definidos antes da elaboração das peças orçamentárias é a definição das políticas de recebimento e pagamento, a ‘SÓ CACHAÇAS” estipulou que as suas formas de recebimento serão entrada/30/60 (40% à vista e o restante em duas parcelas iguais). Se o faturamento da empresa se concretizar no cenário positivo, no primeiro mês a empresa irá vender R$150.000,00 em mercadorias, mantendo esse cenário haverá um acréscimo mensal de 10% sobre o faturamento.
Para ajudar a “SÓ CACHAÇAS” a visualizar as entradas que ela terá no caixa, você deve desenvolver as projeções de recebimento da empresa para os próximos 6 meses. Após realizada a projeção de recebimento você deverá analisar o total de recebimento que a empresa terá mês a mês.

A política de recebimento da empresa está correta? Precisa ser alterado? Se sim, indique a nova política.
Desafio 03
Diariamente, a Márcia, assistente financeiro da empresa “SÓ CACHAÇAS” registra todas as operações financeiras da empresa. Embora a empresa não possua um sistema especializado, a Márcia busca registrar, por mecanismos manuais, todos os atos e fatos administrativos que chegam ao conhecimento dela., pois ela entende que a contabilidade é importante.
Aliás, a contabilidade não possui um fim em si mesma. De acordo com Carvalho, Guimarães e Cruz (2019) a “contabilidade não foi concebida para gerar informação para seu próprio uso ou para a satisfação dos profissionais em produzir tais informações. Ao contrário, a Contabilidade foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização.”
A contabilidade consolida o seu papel ao fornecer informações que sejam úteis, relevantes e confiáveis para a gestão das organizações. A informação gerada não é necessária somente para aqueles que conduzem uma atividade empreendedora, mas é também para aqueles que estão do lado de fora da entidade, sendo partes interessadas em informações sobre a gestão, o patrimônio e o desempenho econômico e financeiro das empresas.
Devido à preocupação com o registro e à ausência de outros profissionais na área financeira, no último período, Márcia verificou a não existência de controle financeiro gerencial de ordem estratégica, pelo qual poderia gerar os relatórios financeiros. Como a empresa está planejando uma reestruturação, a geração dessas informações é considerada primordial para o processo decisório. A reestruturação da empresa “SÓ CACHAÇAS” representa um passo para repensar a gestão e os atendimentos aos clientes. Mesmo com os registros manuais, Márcia conseguiu apresentar um

balancete de verificação no término do exercício social de 20×1, na qual foi apurado os seguintes saldos.
Quadro 1 – Balancete de Verificação de 20×1
CONTAS PATRIMONIAIS E DE RESULTADO REFERENTE A 20×1
VALOR ($)
Ações em outras Companhias
26.0000
Caixa e Equivalentes de Caixa
148.000
Capital Social
1.500.000
Comissões sobre vendas
146.000
Contas a receber de longo prazo (LP)
68.000
Contas a receber de clientes (CP)
443.000
Custo dos Produtos Vendidos
89.0000
Depreciação Acumulada
60.000
Despesas com publicidade
81.000
Despesas Administrativas
395.000
Despesas com pessoal e encargos
740.000
Despesas de depreciação
22.000
Devoluções de vendas de serviços
36.000
Empréstimos e Financiamentos (CP)
93.000
Empréstimos e Financiamentos (LP)
250.000
Estoques de Matéria-prima
185.000
Estoques de Produtos Acabados
166.000
Estoques de Produtos em Processo
213.000
Fornecedores
258.000
Imposto de Renda e Contribuição Social (despesa)
139.200
Impostos a Pagar
24.000
Impostos a Recuperar
15.000
Impostos sobre Vendas
260.000
Lucros ou prejuízos acumulados
?
Máquinas e Equipamentos
1.100.000
Obrigações trabalhistas a pagar
75.000
Outras contas a Pagar (CP)
60.200
Outras contas a Pagar (LP)
9.000
Outras contas a Receber (CP)
40.000
Receitas de Vendas de Produtos
3.150.000
Reserva de Expansão
46.000
Reserva para Contingências
29.000
Reservas de Capital
40.000
Salários a Pagar
156.000
Software
3.000
Terrenos
150.000
Veículos
250.000

Conforme visto no Quadro 1, são listadas as contas patrimoniais e de resultado por ordem alfabética. Diante das informações apresentadas, você foi convidado estruturar essas contas sob a forma de relatórios financeiros. Por isso, primeiro observe os Quadros 2, 3 e 4.
Quadro 2 – Demonstração do Resultado do Exercício para o ano de 20×1
RECEITA BRUTA DE VENDAS
Receitas de Vendas de Produtos
( – ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Devoluções de vendas de serviços
Impostos sobre Vendas
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
( – ) Custo dos Produtos Vendidos
( = ) LUCRO BRUTO
( – ) Despesas Operacionais
Despesas Administrativas
Despesas Administrativas e Gerais
Despesas de depreciação
Despesas com pessoal e encargos
Despesas com Vendas
Despesas com publicidade
Comissões sobre vendas
Resultado Financeiro
( – ) Despesas Financeiras
( + ) Receitas Financeiras
RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CS
( – ) Imposto de Renda e Contribuição Social (despesa)
RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO (Superávit)
Quadro 3 – Lado do Ativo do Balanço Patrimonial para o ano de 20×1
20×1
ATIVO
Circulante
Caixa e Equivalentes de Caixa
Contas a receber de clientes
Impostos a Recuperar
Estoques de Produtos Acabados
Estoques de Produtos em Processo
Estoques de Matéria-prima
Outras contas a receber
Não Circulante
Realizável a Longo Prazo
Contas a receber de longo prazo (RLP)
Investimentos
Ações em outras Companhias

Imobilizado
Máquinas e Equipamentos
Veículos
Terrenos
( – ) Depreciação Acumulada
Intangível
Software
Quadro 4 – Lado do Passivo/PL do Balanço Patrimonial para o ano de 2×01
20×1
PASSIVO/PL
Circulante
Fornecedores
Obrigações trabalhistas a pagar
Empréstimos e Financiamentos (CP)
Outras contas a Pagar
Salários a Pagar
Impostos a Pagar
Não Circulante
Empréstimos e Financiamentos (LP)
Outras contas a Pagar (LP)
Patrimônio Líquido
Capital Social
Reservas de Capital
Reserva de Expansão
Reserva para Contingências
Lucros ou prejuízos acumulados
Com base no balancete de verificação, nos quadros apresentados, nas informações expostas, você como profissional de gestão, de modo a atender as necessidades da empresa e do processo decisório, pede-se:
a) Com base no balancete de verificação, estruture o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), de 20×1, preenchendo os Quadros* 2, 3 e 4.
b) Considerando exclusivamente os dados do balancete apresentado, qual foi o resultado econômico da empresa no exercício (Lucro ou Prejuízo), em reais?
c) Qual é o valor total do Ativo da empresa em 20×1?
d) Considerando apenas os relatórios financeiros, quais aspectos dos relatórios financeiros caracterizam a empresa ser uma indústria de bebidas?

Obs.: *o valor do resultado operacional líquido do exercício apurado (lucro ou prejuízo) de 20×1 deve ser transportado para a conta patrimonial de “Lucros ou Prejuízos Acumulados” de 20×1.
Desafio 04
A margem de contribuição se define no quanto cada produto ou serviço irá contribuir para o negócio na empresa, com o objetivo de cobrir os gastos fixos e propiciar o lucro. Em linhas gerais, este elemento é que determinará o tamanho do esforço que a organização deverá empreender para alcançar os resultados desejados.
A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores da empresa SÓ CACHAÇAS estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados os dados financeiros do balancete da empresa em 20×1 para uma análise pelo custeio variável, sendo eles listados a seguir:
Receita total: R$ 3.150.000,00
Custos fixos totais: R$ 100.000,00
Custos variáveis totais: R$ 790.000,00
Despesas variáveis totais: R$ 406.000,00
Despesas fixas totais: R$ 1.413.200,00
Considerando as informações listadas acima:
a) Calcule a Margem de Contribuição Total.
b) Calcule o Lucro do período em questão.
Desafio 05
Sabe-se que José está avaliando a possibilidade de investir na expansão dos negócios da “SÓ CACHAÇAS”. Em estudos iniciais, o empresário estima a realização de investimentos na ordem de R$ 1.000.000,00 para modernização da fábrica e ampliação da produção. Avaliar o investimento total é

uma das ações mais importantes associadas ao projeto de investimento logo que o valor a ser investido é relevante em termos de viabilidade.
Tendo como base o montante a ser aplicado no projeto de expansão em R$ 1.000.000,00, a principal atividade neste momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade do negócio e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo.
Com base nos orçamentos de custos e aquisições para o novo projeto, bem como das receitas esperadas, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos.
Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Fluxo de Caixa
Fonte: elaborado pelo professor (2020).
Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:
a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
Boa atividade!

REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Marcia Silva. GUIMARÃES, Guilherme Otávio Monteiro. CRUZ, Cláudia Ferreira da. Contabilidade Geral: uma Abordagem Interativa. São Paulo: Atlas, 2019.
STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p.
PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016. BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019. ORIENTAÇÕES PARA EXECUÇÃO DO TRABALHO
✓ O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
✓ O trabalho deverá ser postado em um único arquivo, pois o tutor a distância terá acesso somente ao último arquivo postado.
✓ Em caso de postagens múltiplas, será considerado o último trabalho postado.
✓ A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos/similares ao de outros alunos ou grupos;
✓ É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
✓ Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);
✓ A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO
O trabalho deverá ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas e sua estrutura deverá ser a seguinte:
✓ Capa;
✓ Folha de rosto;
✓ Sumário.
✓ Apresentar o desenvolvimento contendo um diagnóstico dos fatos analisando detalhadamente o que foi solicitado;
✓ Referências;

O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
Lembre-se que seu tutor a distância está à disposição na sala do tutor para lhe atender em suas dúvidas e também repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário.
Bom trabalho a todos!
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO TUTOR A DISTÂNCIA
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância.
Critério
Significado
Coerência, clareza e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre.
Riqueza de argumentação
O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro.
Organização dos conteúdos
O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente.
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada.
Ótimo trabalho a todos!
Equipe de professores

 

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