ADMINISTRAÇÃO
segurança e responsabilidade. Nesse sentido, a empresa está buscando implantar um sistema de gestão ambiental (SGA), o qual buscará trabalhar incorporando práticas adequadas à empresa focando em desenvolver um conjunto de diretrizes e atividades administrativas e operacionais (planejamento, direção, controle, alocação de recursos etc.) com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente. Dessa forma, poderá evitar, eliminar ou reduzir os danos ou problemas causados à natureza além de promover melhorias em seu processo produtivo.
Nesse sentido, analise os seguintes questionamentos e busque construir um texto fluido onde conste as respostas a cada um deles, não na forma de tópicos, mas esclarecendo cada um, sempre pensando na questão que envolve a implantação do SGA e seus desdobramentos.
Agora é com vocês!
Partindo da situação-problema supracitada, elabore uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso) e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Em seu texto, vocês devem procurar atender aos seguintes questionamentos.

Etapa 1
A gestão de resíduos é um ponto chave para que a empresa alcance sucesso dentro dos objetivos e metas que possui. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010 prevê a obrigatoriedade da elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos aos grandes geradores. No caso da empresa “Praticidade”, este plano existe, mas outras incorporações estão sendo pensadas, como trabalhar com a destinação de reciclados às cooperativas que possam promover a venda desses produtos, melhorando a renda de algumas famílias. Pensando especificamente na implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, a empresa quer trabalhar com o apoio do ciclo PDCA, o qual pode ser uma valiosa ferramenta para auxiliar no planejamento e implementação desse sistema.

Etapa 2
Com as mudanças projetadas pela empresa “Praticidade” ela decidiu contratar um profissional tecnólogo em gestão ambiental e cabe a você auxilia-la neste desafio. Para tanto elabore uma explicação sobre a diferença entre recrutamento e seleção.
Na sequência elabore um plano de recrutamento e seleção da vaga de tecnólogo em gestão ambiental.
Neste sentido considerando que o processo de recrutamento e seleção deve estar baseado no perfil da vaga e uma vez que, até então, não existia esta função na empresa você deve considerar as características e competências da função conforme as descritas pelo Ministério do Trabalho na classificação CBO (código brasileiro de ocupação). Para tanto acesse o link: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/FiltroTabelaAtividade.jsf considerando também as competências pessoais elencadas para a função.

Após esta análise elabore o plano de recrutamento e seleção da vaga de tecnólogo em gestão ambiental, definindo as etapas e técnicas que serão utilizadas, tanto para o recrutamento quanto para a seleção.
As mudanças que a empresa “Praticidade” pretende realizar irá influenciar a sua cultura organizacional. Uma das demandas que se apresenta para a empresa neste momento é informar os seus colaboradores sobre este novo posicionamento. Como que essa demanda pode ser atendida pelo processo de integração? Explique o que é um programa de integração e quais os conteúdos podem ser abordados e quando ele pode ser utilizado.

Etapa 3
A empresa “Praticidade” tem percebido que a aceitação por seus produtos sofreu uma queda recentemente e, por meio de pesquisas, “conseguiu constatar que se trata de consumidores mais atentos às questões ambientais”. Explique por que algumas organizações têm vida curta e outras se tornam centenárias, considerando que em “uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento”. Você deve utilizar como base as possíveis mudanças realizadas pela “Praticidade”, que estejam associadas à gestão do conhecimento. Portanto, antes de dissertar acerca do ponto sugerido, você deverá elencar (criar) pelo menos três aspectos relacionados ao tema da Gestão do Conhecimento, que servirão como base para exposição de seus argumentos.

Etapa 4
Historicamente, a maior parte dos investimentos realizados pela empresa “Praticidade” foram financiados por meio de empréstimos bancários e parcerias estratégicas com outros grupos. Porém, frente ao crescimento da empresa e à necessidade de um melhor desempenho econômico e financeiro, tais estratégias não eram mais sustentáveis, tornando a abertura de capital da empresa uma medida economicamente viável para a captação de recursos para os investimentos a serem realizados no sistema de gestão ambiental (SGA). No entanto, para esse processo de abertura de capital, dois pontos importantes devem ser observados pela diretoria da companhia:

– Processo de abertura de capital (IPO).
– Estratégias de Governança Corporativa.
Neste contexto, o grupo deverá auxiliar os gestores da empresa por meio dos seguintes passos:
Passo 01: Acerca do processo de abertura de capital da elabore um relatório apresentando todos os passos necessário para a abertura do capital da empresa na Bolsa de Valores. Cite e explique quais as vantagens e desvantagens da abertura do capital da empresa.

Passo 02: Para atrair os acionistas, é necessário investir em mecanismos de governança corporativa que propiciem a geração de valor de longo prazo para a empresa e possibilite ao investidor acesso a informações financeiras tempestivas e transparentes. Sendo assim, elabore um roteiro com as principais práticas de governança corporativa que a “Praticidade” deve adotar para alcançar o nível mais alto de governança corporativa da BM&FBOVESPA o “Novo Mercado”.

Etapa 5
O planejamento financeiro tem origem no planejamento estratégico, as ações realizadas no planejamento estratégico influenciam toda a organização. As empresas buscam criar e agregar valor aos seus produtos, para isso utilizam diversos escopos de processos para desenvolvê-los. O objetivo da administração financeira é o de criar valor para os seus acionistas e clientes. Segundo Padoveze (2010, p. 5), “A base sobre a qual se fundamenta o processo de criação de valor empresarial é a produção e a venda dos produtos e serviços da empresa. Cada unidade de produto ou serviço traz dentro de si seu valor agregado (VA), que é a diferença entre o preço de venda obtido no mercado e o preço de compra dos insumos e serviços adquiridos de terceiros também no mercado”.
A gestão ambiental gera diversos benefícios financeiros, a gestão de resíduos além de ser excelente para o meio ambiente, se bem aplicada, pode gerar grande lucratividade para as empresas. Portanto, você e o seu grupo deverá apontar as estratégias de que irão agregar valor ao

produto de descartáveis da “Praticidade” e que gerem impacto positivo financeiramente. Identifique a repercussão causada pela gestão de resíduos nos resultados financeiros da empresa.
Orientações adicionais para a elaboração do caso
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo, que deverá ser postado em seu ambiente virtual.
A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT, incluindo os elementos pré e pós textuais (quando houver). Veja a seguir algumas orientações:

Precisa deste modelo de portfólio?

Compre por apenas R$ 30,00! CLIQUE AQUI e nos chame pelo WhatsApp!