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Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso de uma indústria de produtos de limpeza, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a indústria Limpa & Brilho.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.

CST em Processos Gerenciais
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Indústria Limpa & Brilho
A indústria “Limpa & Brilho” fabricante de produtos de limpeza, foi fundada no ano de 1996 pelo casal João Carlos e Maria da Silva. A empresa está localizada na região Sudeste do Brasil na cidade de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo, onde existem mais 4 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado. Já nas demais regiões o mercado é pulverizado possuindo uma vasta quantidade de empresas ofertantes de bens similares. A “Limpa & Brilho” comercializa seus produtos com redes de atacado, de supermercados e grandes comerciantes. Com a pandemia, a empresa fechou as portas por um período, o que resultou em grandes perdas financeiras.
Ao voltar com suas atividades, a empresa se deparou com uma grande dificuldade em adquirir matérias-primas para a fabricação de seus produtos, além do aumento substancial delas, o que impactou diretamente no preço final de seus produtos. Mesmo com essas dificuldades a empresa resolveu inovar e lançar um produto de limpeza, o Brilho Max, específico para higienização que elimine o coronavírus o que com isto a demanda deste novo produto está muito alta e a empresa já está trabalhando em dois turnos (8horas cada turno) para conseguir atender aos pedidos. Logo, a Limpa & Brilho está se esforçando ao máximo, tanto para encontrar novos fornecedores e negociar o preço de suas matérias-primas além de dar conta da demanda que também aumentou consideravelmente, pois os produtos de limpeza estão sendo aliados para evitar a disseminação do coronavírus.
Assim, a empresa também se inovou em sua forma de comercializar seus produtos e está comercializando via e-commerce. Outro detalhe importante, é ter eficácia na distribuição de seus produtos, de modo que seus produtos possam chegar com rapidez e qualidade aos seus consumidores.
É importante entender o contexto econômico desse ramo, ainda mais agora em que a limpeza e higienização são fundamentais para não disseminar o coronavírus, saber quem são e onde estão seus concorrentes, bem como a estrutura de mercado a qual está inserida para definir as melhores estratégicas de mercado. Além disso, algo crucial e essencial é a saúde financeira da indústria que deve estar “saudável”, ou seja, seu caixa deve estar positivo para se manter em um mercado cada vez mais competitivo.

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Outro detalhe importante está relacionado com a parte produtiva da empresa, a qual deve produzir aquilo que é necessário, para evitar grandes estoques e faltar produtos para entregar a seus consumidores, ou seja, deve estar definida sua capacidade produtiva, a quantidade de estoques, para poder elaborar uma programação da produção adequada, além da indústria atuar de forma integrada com seus setores.
Desse modo, esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a indústria “Limpa & Brilho” resolva tais problemas e que, dessa forma, possa atender seus pacientes de maneira satisfatória.
Agora, é com você!
TAREFAS
O desafio é apresentar à indústria Limpa & Brilho um relatório dessa análise a ser entregue à diretoria e aos investidores, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1 – Gestão da Produção
A empresa Limpa & Brilho, assim como outras empresas, estão passando por uma situação atípica devido à pandemia causada pelo coronavírus. Em virtude disso, a empresa colocou um novo produto (Brilho Max) de limpeza no mercado que elimina o coronavírus ao limpar as superfícies. Logo, para conseguir atender sua demanda do novo produto, a empresa já está funcionando em dois turnos de 8horas cada turno. A empresa possui 110 colaboradores em cada turno, totalizando 220 colaboradores.
A Limpa & Brilho sabe que precisa ser uma empresa organizada em sua produção e para isto precisa realizar um planejamento adequado.
Para se realizar um bom planejamento, é importante conhecer a sua capacidade produtiva, ou seja, deve-se saber a quantidade de garrafas de seu novo produto que a empresa consegue produzir por dia, além de saber qual a sua produtividade.

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Para responder a essas perguntas você, primeiramente, irá levantar os dados e informações necessárias.
A Limpa & Brilho opera em um padrão de operacionalização de 22 dias por mês. Os processos são automatizados, devido à complexidade deles, do alto volume de produção e para manter constância nos processos produtivos.
A empresa envasa seu novo produto de limpeza em garrafas de 1L (um litro), podendo chegar a uma produção de 120 garrafas por minuto (sem considerar nenhuma perda), entretanto, todo dia em um único turno, é necessário realizar preparação das máquinas (setup) e manutenção preventiva, totalizando um tempo total de 90 minutos. Ao analisar o padrão de produção da empresa, verificou-se uma eficiência de 80%.
Portanto, conforme os dados acima, você deverá auxiliar a empresa Limpa & Brilho a determinar sua capacidade produtiva e produtividade. Logo, você deve:
a) Explicar os conceitos de Capacidade Instalada; Capacidade Nominal; e Capacidade Efetiva.
b) Com os dados do enunciado desta tarefa, calcule a capacidade instalada; a capacidade nominal; e a capacidade efetiva da empresa Limpa & Brilho.
c) Explique o que é Produtividade Parcial e Produtividade Total.
d) Determine a produtividade parcial da mão de obra considerando as informações do enunciado da questão e os seguintes dados:
Considere que no último ano, a empresa produziu 17.500.000 litros de produtos de limpeza.
e) Determine a produtividade total considerando a produção anual de 17.500.000 litros de produtos de limpeza no último ano e um total de todos os custos anuais (input) de R$4.500.000,00 para a produção dos produtos de limpeza.

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Passo 2 – Microeconomia
Em tempos atuais, considerando à crise, à grande concorrência e a globalização econômica, as empresas, para aumentarem sua participação de mercado “Market-Share” (bem como para maximizarem seus lucros), procuram por estratégias que possam oferecer ao consumidor uma “cesta” com produtos e serviços diferenciados. No entanto, isso vai depender da estrutura de mercado no qual a empresa participa. Desse modo, surge diversas estruturas de mercado que podem definir a forma de atuação dos negócios, seja ele nacional ou internacional. Conforme as informações evidenciadas no texto, você deverá apresentar um relatório destacando as principais características da estrutura de mercado no qual a indústria Limpa & Brilho está inserida de acordo com a região e comparar com as características da estrutura de mercado das demais regiões.
Passo 3 – Processos Logísticos
Como podemos constatar ao longo da Situação Geradora de Aprendizagem, a empresa Limpa & Brilho lançou um novo produto no mercado que resultou em um grande aumento da sua demanda e agora os gestores da empresa já consideram a instalação de um Centro de Distribuição em Recife (PE) para que a empresa possa reduzir seu tempo de entrega para os estados do Norte e Nordeste do país. Embora a implantação desse Centro de Distribuição possa contribuir substancialmente para a elevação do nível de serviço entregue pela empresa aos seus consumidores e, consequentemente, aumentar junto a eles o nível de satisfação e fidelização quanto ao novo produto fornecido pela empresa, os gestores sabem também que isso irá gerar um alto custo. Em uma pesquisa realizada pelo departamento financeiro da empresa, ficou previamente determinado que esse custo não deve ultrapassar 6% para que as operações por meio desse Centro de Distribuição não se tornem inviáveis para a Limpa & Brilho. Os valores orçados para a instalação do CD foram os seguintes:
• Aluguel mensal do Centro de Distribuição: R$ 44.000,00
• Salários e Encargos Sociais: R$ 20.000,00
• Demais gastos (armazenagem; movimentação; administração e sistemas informatizados: R$ 9.000,00

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A empresa pretende enviar para a cidade de Recife 10 carretas por mês com uma carga avaliada em R$ 200.000,00 e um frete previsto por viagem é de R$ 10.000,00. Entretanto, como se trata de um produto bastante suscetível a se perder quando exposto a altas temperaturas e umidade, sabe-se também que será necessário adotar novos procedimentos de embalagens que irão custar à Limpa & Brilho R$ 420,00 por viagem. Por fim, para otimizar a distribuição entre o Centro de Distribuição e os clientes, a empresa pretende alugar dois caminhões trucks por um valor de R$ 8.000,00 cada para as entregas dentro das cidades que serão atendidas.
Desse modo, considerando os valores apresentados, você deve calcular o percentual dos custos logísticos em relação ao montante de faturamento projetado e, caso esse percentual ultrapasse o teto aceitável, deve então sugerir algumas ações que contribua para a redução desses custos.
Passo 4 – Análise de Custos
A pandemia do novo coronavírus, traz um contexto diferente para as empresas. Mesmo recorrendo às entregas, a tendência é que seja mais difícil manter o ritmo de vendas de antes e nesse caso ganha relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias mercadológicas mais cruciais: a precificação.
A adequada determinação dos preços de venda é questão cada vez mais fundamental para sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação.
Para Megliorini (2012), o mark-up consiste em uma margem que via de regra se apresenta na forma de um indicador, que é incorporado justamente ao custo de produção ou custo variável (dependendo do sistema de custeio), para determinar ao final o preço do produto ou serviço.
A empresa Limpa & Brilho resolveu inovar e lançar um produto de limpeza, o Brilho Max, específico para higienização que elimine o coronavírus e para isso precisa elaborar seu preço de venda corretamente a fim de que este item seja competitivo e que traga à empresa a lucratividade estimada.
Em uma análise, os gestores da Limpa & Brilho chegaram aos seguintes dados:

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• Despesas administrativas: 6%;
• Despesas comerciais: 7%;
• Comissões: 5%; e
• Tributos (ICMS, PIS, Cofins): 28,5%.
• A margem de lucro esperada pela empresa é de 15%.
• O custo de produção é de R$ 5,39 por unidade.
Sendo assim, determine o preço de venda unitário do Brilho Max utilizando o mark-up multiplicador, considerando que o preço de mercado é R$ 15,00.
Ao final, faça uma análise entre o preço encontrado em relação ao preço de mercado.
Para elaborar o preço de venda, utilize a seguinte fórmula:
Passo 5 – Sistemas de Informação Gerencial
Considerando o investimento da empresa Limpa & Brilho no comércio eletrônico (e-commerce), certamente novas estratégias e posturas devem ser assumidas pelos seus gestores. Dessa forma, neste momento, você deverá apresentar aos administradores da empresa um breve relatório referente ao novo posicionamento da empresa considerando sua presença digital. Para tanto, será necessário avaliar alguns parâmetros essenciais:
I. Descreva as principais características do comércio eletrônico e suas implicações para a nova realidade da indústria Limpa & Brilho.
II. Apresente informações gerais sobre o comércio eletrônico nacional, destacando dados do setor, dos produtos, dos serviços, entre outros que poderão ser importantes para uma avalição estratégica por parte da empresa (faça uma busca na Internet e apresente dados de mercado que sejam relevantes para os gestores da indústria Lima & Brilho).

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III. Evidencie os principais benefícios e os desafios que a empresa enfrentará ao inserir seus produtos no mercado virtual. REFERÊNCIAS
ARMELIN, Danylo Augusto; SILVA, Simone Cecília Pelegrini; COLUCCI, Claudio. Sistemas de Informação Gerencial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 236.
BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
FERREIRA, L. Gestão da produção. Londrina: Editora e Distribuidora S.A., 2016.
FERREIRA, L. et. al. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora S. A., 2016.
GORDON, Steven R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CRM-Gordon_MHisa > acesso em 30 jan. 2021.
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2010.
NUNES, Sérgio Eduardo; SANTANA, Gisele Alves. Tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Disponível em < https://biblioteca-virtual.com/detalhes/livro/800 > acesso em 30 jan. 2021.
O’BRIEN, James A. Administração de sistemas de informação. 15 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CicloDesenv_MHisa > acesso em 30 jan. 2021.
PAIM, W. M. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora S.A., 2016.
RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Editora e Distribuidora S.A., 2016.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W.. Princípios de sistemas de informação. 11 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. Disponível em < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522124107 > acesso em 30 jan. 2021.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. (Org.). Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Not.. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522479917 > acesso em 30 jan. 2021.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
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ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:
a. Passo 1
b. Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento etc.

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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens; c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato .DOC (Word ou editor de textos); d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente; e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade; f) O trabalho será realizado individualmente; g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu tutor à distância;

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j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC; k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
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CRITÉRIO AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico.
Critério
Significado
Valor/peso
Coerência, clareza e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
10%
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50% (10% por passo)
Riqueza de argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada.
10%
O
Um ótimo trabalho!
Equipe de Professores.

 

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