Prezado aluno
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Economia e Meio Ambiente”. Escolhemos esta temática diante das incertezas e efeitos econômicos observados pelo constante debate entre crescimento econômico e proteção ambiental as quais geraram movimentos de revisão de estruturas produtivas e consumo na economia mundial. Assim, a produção textual possibilita a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho. Faça uma leitura na íntegra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Segundo Mello e Freire (2016) a relação de conflito entre economia e meio ambiente está no debate contemporâneo entre as políticas econômicas mais radicais e reformistas. Os reformistas neoliberais trazem a ideia de que a proteção ambiental é um impedimento ao crescimento econômico. Em contraponto estão os que defendem a combinação entre o crescimento econômico e a proteção ambiental. Ainda hoje é evidente a dificuldade em conciliar economia e proteção ambiental. O atual modelo de crescimento econômico, tem gerado desequilíbrios e contradições. Por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação
ambiental e a poluição elevada (MENDES, 2008). O crescimento econômico é necessário, mas não suficiente para conduzir a igualdade, à justiça sociais e proteção ambiental, pois não traz nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas.

Portanto, quando se fala em crescimento econômico associado ao meio ambiente, ou seja, o desenvolvimento sustentável, que, em tese, preocupa-se com a geração de riquezas, mas também em melhorar a qualidade de vida de toda a população, principalmente no que tange a qualidade do meio ambiente. A relação conflituosa e contraditória entre riqueza e degradação ambiental e miséria resultam da adoção de um modelo econômico ainda obediente aos dogmas das escolas econômicas clássica e neoclássica, surgidas a partir de meados do século XVIII e do final do XIX.
Anteriormente não havia discussões nem pesquisas a respeito dos efeitos das ações desordenadas do homem sobre o meio ambiente, assim, a ignorância justificava determinadas atitudes. Contudo, atualmente, com o avanço da temática, o esgotamento dos recursos naturais, a degradação ambiental continua de forma severa, contínua e consciente. Assim, é colocado em questão a possibilidade dessa combinação, crescimento e meio ambiente, no capitalismo neoliberal globalizado.
A questão ambiental no Brasil revela os seguintes aspectos de mudança: (I) de reestruturação do espaço competitivo de mercado em função das transformações do setor produtivo sob o viés ambiental; (II) a ideia de sustentabilidade do negócio; (III) a participação governamental, e, (IV) a participação das instituições privadas envolvidas com a questão ambiental.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Agora, é com você!
No contexto apresentado na SGA, reflita acerca de aspectos inter-relacionados como: questões ambientais, políticas econômicas, economia brasileira e setor público. Deste modo organize-se com base nos seguintes critérios:

ATIVIDADE 1
Caro(a) aluno(a), a leitura e interpretação cientifica pode ser considerada como fundamental para o desenvolvimento profissional do economista, uma vez que oferece discussões pertinentes e assuntos atualizados sobre os atuais cenários econômicos e políticos. Isto posto, convidamos você para realizar a leitura dos textos abaixo.

ATIVIDADE 2
Com base nas leituras da ATIVIDADE 1 realize um texto de forma coesa e coerente com argumentos acadêmicos-científicos de modo fluído, relacionando as análises solicitadas, de acordo com os passos abaixo.
Passo 1
Um dos grandes problemas em relacionar economia com meio ambiente está no fato da contabilização dos custos ambientais associados aos processos produtivos, já que os recursos naturais são oriundos do meio ambiente e são bens de uso comum e os impactos ambientais gerados muitas vezes afetam o meio ambiente e a sociedade de maneira local, regional e até mesmo global. Sobre o exposto, discorra sobre contabilização dos custos ambientais dos processos produtivos quanto a utilização de recursos naturais renováveis e não renováveis e a contabilização dos custos gerados pelos impactos ambientais e sociais decorrentes das atividades produtivas.

• Após escrever sobre a contabilização dos custos ambientais, relacione o assunto com eventos recentes ocorridos no Brasil, como por exemplo o caso do rompimento da Barragem de rejeitos de minério em Mariana no ano de 2015.

Passo 2
As questões relacionadas à disciplina de economia política são de fundamental importância, para que seja possível compreendermos os elementos norteadores de medidas socioeconômicas, dos mais variados matizes ideológicos, que porventura são tomados pelos governantes de uma determinada nação. Diante do exposto, e a partir de um diálogo interdisciplinar com as demais disciplinas do semestre, apresente um breve panorama sobre como as nações econômicas do mundo, especialmente o Brasil, tem lidado com a questão ambiental em relação aos seus projetos de desenvolvimento econômico, na atual conjuntura do modo de produção capitalista, em sua fase global. A partir da realidade brasileira avalie as medidas que vêm sendo tomadas pelo governo no que diz respeito às questões ambientais.
• A partir da avaliação faça uma análise crítica dialogando com pelo menos duas referências empíricas sobre o tema.

Passo 3
O Brasil ainda traz lacunas tecnológicas oriunda da época em que a economia era fechada ao comércio exterior. Assim a importação permite ter acesso a insumos com custos mais baixos do que no mercado interno. Por exemplo, atualmente, o Brasil importa entre 80% e 90% dos Insumos Farmacêuticos (IFAs) consumidos pelos laboratórios farmacêuticos do País. Em um cenário de restrições comerciais em virtude de possíveis sanções econômicas como punição do descaso com o meio ambiente e o Brasil dependente de insumos importados para as indústrias nacionais, qual processo o país poderia adotar para suprir essa necessidade?
• Considerando a resposta da questão, relacione o processo similar que ocorreu na história do Brasil e argumente qual foi sua importância para a Economia brasileira e sua industrialização referenciado pelo menos dois estudos empírico.

Passo 4
Diante do possível cenário de restrições comerciais, e em uma situação hipotética de enfraquecimentos das relações internacionais Brasil x China, seja por possíveis sanções ambientais ou por desgastes políticos diplomáticos, como o Brasil poderia ser prejudicando caso a china cortasse suas relações com o Brasil?
• Elabora um texto de no mínimo 3000 caracteres destacando os impactos nas seguintes variáveis econômicas do possível cenários destacado acima:
✓ Produto Interno Bruto (PIB),
✓ Nível de emprego e
✓ Divisas estrangeiras.

Elaboração do Texto Final
Após leitura da atividade 1 e elaboração das análises realizadas na atividade 2, o grupo deverá apresentar um texto com a abordagem de todos os itens propostos para reflexão, conforme orientações, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

 

Precisa deste modelo de portfólio?

Compre por apenas R$ 30,00! CLIQUE AQUI e nos chame pelo WhatsApp!