Seja bem-vindo(a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos contemplados nas disciplinas deste semestre. Você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação relacionada a uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina ao longo do semestre e no exercício da sua capacidade analítico-reflexiva.
ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
 Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para realizar as tarefas propostas.
 Siga as orientações fornecidas neste material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).
 Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético “Consultoria na Brasil Sul Shoes” apresentado na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Consultoria na Brasil Sul Shoes:
A Tecnologia da Informação (TI), em contextos organizacionais, tem crescido muito nos últimos anos e isso não é novidade para ninguém. O ano de 2020 foi um “divisor de águas”, pois a necessidade de
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(re)adaptação tecnológica ficou ainda mais evidente frente ao cenário de pandemia que assolou o mundo todo o ano passado e que ainda estamos vivenciando neste início de 2021.
As mudanças ocorridas no mercado e na própria sociedade implicam também em mudanças no papel da gestão de recursos humanos e as novas demandas requerem que as equipes de RH assumam diferentes posturas e atribuições nas organizações. As empresas que não estão adotando atitudes condizentes com o cenário estabelecido, ou que não conseguem acompanhar as novas exigências, estão passando por sérias dificuldades de adaptação e competitividade.
Estas empresas necessitam, portanto, de informações oportunas e conhecimentos personalizados para efetivamente se tornarem capazes de auxiliar os processos decisórios e de gestão empresarial, principalmente por estarem enfrentando um mercado altamente competitivo, dinâmico e turbulento.
Diante desse panorama, você foi contratado como Consultor(a) Organizacional, especialista em Gestão de Recursos Humanos, pela empresa Brasil Sul Shoes. Trata-se de uma rede de loja de calçados, com 11 lojas espalhadas pela região Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – que oferece aos seus clientes calçados masculinos de alta qualidade.
A Brasil Sul Shoes nasceu pequena, no ano de 2006, na cidade de Blumenau/ SC, onde a primeira loja foi idealizada e concretizada pelo senhor Otávio, o atual Presidente da empresa. Hoje são aproximadamente 105 funcionários diretos, e todos sabem que um dos valores mais apreciados pela empresa é o primoroso atendimento ao cliente. Ela conta com um setor de recursos humanos situado na primeira e maior loja da rede em Blumenau, sendo esta equipe responsável pela operação dos subsistemas de recursos humanos e gestão de pessoas de todas as lojas.
Entretanto, com o contexto de pandemia vivenciado o ano passado, a Brasil Sul Shoes precisou se modernizar às pressas, mudar algumas estratégias de suas transações e quase precisou fechar as portas de algumas de suas lojas, o que felizmente, não aconteceu.
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Enquanto Consultor(a), você sabe da necessidade que a empresa tem de se atualizar frente às novas demandas do mercado, além de levar em consideração a relevância das pessoas para o desenvolvimento de seus negócios, o que requisita a inovação em seus processos.
A Brasil Sul Shoes definitivamente precisa de orientação e suporte para desenvolver alguns tópicos apresentados em reunião realizada com você junto à diretoria geral e que estão listados a seguir:
2. Agora o desafio é com você!
Seu trabalho é colocar-se no papel do consultor(a) contratado(a) pela Brasil Sul Shoes e resolver os questionamentos que serão lançados a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre e também aqueles buscados em fontes complementares.
ETAPA 1
Um dos pontos tratados na reunião com a diretoria da Brasil Sul Shoes, considerado pelo presidente da empresa e toda sua equipe como fundamental, é a qualidade de vida no trabalho (QVT) de seus colaboradores.
Sabemos que este é um tema amplo, complexo e ainda em construção, mas bastante urgente, pois considera as condições de vida das pessoas e o bem-estar delas dentro dos espaços de trabalho. Conforme nos lembra a autora Limongi-França (2009, p. 24 apud CINTRA & DALBEM, 2016), a qualidade de vida no trabalho abrange “desde cuidados médicos estabelecidos pela legislação de saúde e segurança até atividades voluntárias dos empregados e empregadores nas áreas de lazer, motivação, entre inúmeras outras”.
Como o setor de RH da Brasil Sul Shoes é centralizado na loja de Blumenau, a equipe de gestão de pessoas conta com a atuação dos gestores de cada loja para juntos pensarem nas demandas específicas de cada ambiente e executarem planos de ação que contemplem a qualidade de vida dos colaboradores, levando em consideração o contexto sociocultural onde a loja está instalada e o perfil da equipe de cada loja. Tudo é feito em parceria com o setor de RH e este tem autonomia para tomar
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decisões que favoreçam as lojas, mas a autorização para que os planos de ação sejam colocados em prática é dada pela diretoria da empresa, que, a propósito, confia muito em sua equipe de recursos humanos.
Já houve, por exemplo, a realização de ginástica laboral em algumas lojas, direcionada especialmente aos vendedores que ficam muito tempo em pé, no intuito de prevenir possíveis doenças ocupacionais, além de melhorar a integração entre eles. Outras lojas, ainda, optaram por contratar empresas prestadoras de serviço de QVT que, inclusive, faziam o trabalho de diagnóstico, buscando colaborar com a identificação das necessidades existentes; entre outras práticas.
Além disso, era bastante comum a própria equipe de RH da empresa fazer visitas frequentes a cada loja para conversar presencialmente com os gestores e também para realizar ações voltadas ao desenvolvimento das pessoas e à qualidade de vida no trabalho.
Todavia, no ano passado, com o cenário pandêmico que o mundo inteiro enfrentou e ainda está enfrentando, a Brasil Sul Shoes também passou por sérias dificuldades e uma das áreas que ficou estagnada durante boa parte de 2020 foi justamente a que contempla as práticas de QVT.
Sendo assim, é necessário retomar com urgência o planejamento de ações que considere a promoção da saúde e bem-estar de todos os colaboradores das diversas lojas da rede. Como ainda precisamos respeitar algumas medidas de restrição, por causa da pandemia, o desafio agora será pensar em práticas de qualidade de vida no trabalho à distância, mediadas pela tecnologia.
Você, Consultor(a) Organizacional, terá a missão de desenvolver e apresentar uma proposta à equipe de RH da empresa que abarque um planejamento de ações de qualidade de vida no trabalho que poderá ser implantado em 2021, buscando respeitar as medidas restritivas de distanciamento social.
Para isso, você deverá utilizar como norteador o modelo teórico dos autores Ogata e Simurro (2009 apud CINTRA & DALBEM, 2016), cumprindo os seguintes passos, adaptados deste modelo, em formato de texto:
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1) Descrever como poderá ser realizada a avaliação diagnóstica a fim de investigar as demandas existentes em cada loja para, assim, propor ações de QVT condizentes com o contexto organizacional de cada loja da rede. Aqui você deverá sugerir um ou mais instrumentos de pesquisa diagnóstica.
2) Nesse passo, você deverá pensar em um cronograma de ações de QVT a ser proposto ao RH (planejamento do programa de QVT), descrevendo quais ações poderão ser implantadas nas lojas e estabelecer para cada ação proposta o objetivo que se quer alcançar com elas. Você deverá propor, no mínimo, três ações de QVT, com seus respectivos objetivos, que poderão ser realizadas no ano de 2021, apresentando provisoriamente uma data (um período) para a execução de cada ação, e também o meio pelo qual cada uma delas será viabilizada (metodologia); lembrando, nesse último item, o cumprimento das medidas impostas durante os tempos de pandemia.
3) Aqui, você deverá relatar como o programa de QVT proposto será divulgado a todos os colaboradores de cada loja, sensibilizando-os sobre a importância de sua realização e incentivando-os a participarem.
4) Nesse último passo, você irá propor à equipe de RH da Brasil Sul Shoes um instrumento de avaliação dos resultados. Você poderá criar uma ideia de um instrumento de avaliação, ou pesquisar modelos já existentes (desde que devidamente referendados), descrevendo como poderão ser avaliadas as mudanças e melhorias após cada ação do programa de QVT, isto é, os indicadores.
ETAPA 2
O ano de 2020 foi atípico e exigiu que as empresas se adaptassem à nova realidade para que não ficassem para trás e continuassem suas operações mesmo durante esse período turbulento. Todas as áreas sofreram e muitos experimentaram pela primeira vez o home office. Ao mesmo tempo, o RH também sofreu diretamente o impacto da pandemia. Precisou remodelar a maneira que atua no processo seletivo de novos talentos, treinamentos, entre outras ações. Durante a quarentena provocada pelo coronavírus, diversas empresas passaram a trabalhar em regime home office. Essa mudança (muitas organizações ainda nem tinham políticas de trabalho remoto) fez com que o recrutamento se transformasse também. A primeira pergunta que as empresas se fizeram foi como
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realizar o processo seletivo online, em tempos de trabalho remoto? As empresas que já contavam com o auxílio próximo da tecnologia no dia a dia não foram tão impactadas. No entanto, a Brasil Sul Shoes também precisou se adaptar a esse cenário e reestruturar o setor de Recrutamento e Seleção, e aderir aos processos e ferramentas digitais.
Para conhecimento acesse o link e assista ao vídeo que mostra como algumas empresas se adaptaram para atender às demandas de Recrutamento e Seleção sem prejudicar a qualidade das contratações: Disponível em: <https://youtu.be/rL5wJ6Qc8WI>. Acesso em 25 jan 2021.
Acesse o link do <portalnorthi.com.br/>, localiza o TAG: Recrutamento – você encontrará alguns artigos que contribuirão para elaborar essa etapa de Recrutamento e Seleção, dentre eles:
 Como o setor de recrutamento e seleção está enfrentando a pandemia?;
 Deu match! Gamificação é tendência nos processos seletivos;
 Blue Tree Hotels investe em tecnologia e agiliza processos de recrutamentos;
 Nestlé usa pela 1a vez o TikTok para recrutar gerente;
 Startup cria vaga exclusiva para quem perdeu o emprego.
Mas além dessas indicações, pode pesquisar artigos e livros que abordem sobre o Recrutamento e Seleção para complementar o tema.
Sendo assim, você deverá desenvolver e apresentar para o RH da empresa, uma proposta de trabalho para realizar um processo seletivo (Recrutamento e Seleção), recorrendo à tecnologia, procurando manter a eficácia do processo e respeitando as medidas restritivas de distanciamento social. A proposta deve conter os seguintes itens:
1) Apresentar possíveis estratégias para realizar o Recrutamento e Seleção de modo remoto.
2) Quais os benefícios dos processos seletivos remotos?
3) Quais os cuidados que devem ser tomados no processo seletivo remoto?
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ETAPA 3
Como ocorre na maioria das empresas, a folha de pagamento representa um dos principais gastos da Brasil Sul Shoes, e dessa forma, precisa ser constantemente avaliada em termos de valor e em termos de cumprimento das obrigações trabalhistas.
Qualquer inconsistência em relação às obrigações trabalhistas pode ocasionar multas para a empresa. Já no tocante aos valores, é preciso que a empresa avalie os impactos econômicos e financeiros sobre o patrimônio e o resultado organizacional.
Para conhecermos as principais obrigações trabalhistas, é importante o acesso a materiais como o disponível em: <https://bit.ly/2YjftQd>. O vídeo apresenta um resumo dos principais aspectos relacionados com o tema.
Sobre os custos envolvendo a folha de pagamento, podemos ler artigos como o disponível em: <https://bit.ly/2KPrrhs>. Além de questões burocráticas, o custo dos encargos deve ser considerado pelas empresas.
Depois de compreendermos a importância de se analisar os impactos da folha e das obrigações trabalhistas, na posição de Consultor(a), você deve explicar para os diretores da empresa os aspectos relacionados a seguir. Proponha na forma de texto a solução para as seguintes questões:
1) Todos os empregados quando admitidos precisam ser registrados. Quais os documentos utilizados para o registro de empregados?
2) Quando o trabalho envolve riscos à saúde do trabalhador, torna-se necessário que seja pago um adicional para compensar estes riscos. Quais os adicionais e valores que devem ser pagos nos casos de riscos no ambiente e/ou no exercício de uma profissão?
3) Seguindo a tendência de digitalização das obrigações fiscais em todas as áreas, também a trabalhista está migrando para o ambiente digital. Nesse sentido, o que vem a ser o e-social? Quais as obrigações contempladas pelo e-social?
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4) No caso de demissão dos empregados existem alguns direitos que devem ser garantidos ao empregado demitido. Dentre eles está o aviso prévio. O que vem a ser o aviso prévio? Quantos dias compõem o aviso prévio? De que formas podem ser concedidos os avisos prévios?
ETAPA 4
Dos 105 funcionários registrados na Brasil Sul Shoes, 60% foi contratado há mais de 10 anos. A empresa busca modernizar-se às pressas e ainda que tenha priorizado mudar estratégias para manter em funcionamento todas as suas lojas, em alguns momentos faz-se necessário demitir alguns colaboradores e realocar outros – este tipo de ajuste tem acontecido com maior frequência nestes últimos meses – devido ao cenário de pandemia que implicou em fechamentos de fábricas de fornecedores, escassez de recursos e aumento de despesas, entre outros aspectos. O Presidente da empresa está evidentemente abalado com a situação, pois construiu um relacionamento bastante próximo com suas equipes de trabalho ao longo dos anos e não se sente confortável em demitir funcionários por necessidade de “corte de despesas”, especialmente quando estes desenvolvem um excelente trabalho. Até o momento, nunca ninguém havia falado sobre a possibilidade de implantar um programa de recolocação profissional, nem mesmo de preparação ou planejamento para aposentadoria, mas a equipe de RH, sempre muito dedicada, defende a inclusão destes temas na “pauta”, com o argumento que possivelmente trariam grande benefício para os empregados. Entretanto, o Sr. Otávio não vislumbra como fazer isso e nem compreende bem os possíveis impactos deste tipo de ação.
 Como você poderia ajudar?
 Explique quais seriam os benefícios alcançados com a elaboração e com a implantação de um programa de recolocação profissional e/ou de preparação para aposentadoria, para a Brasil Sul Shoes e seus colaboradores.
 Lembre-se que, enquanto Consultor(a) Organizacional, você também deverá alertar a empresa acerca dos cuidados que devem ser adotados durante o processo de implantação dos programas de recolocação profissional e/ou de preparação para aposentadoria.
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ETAPA 5
A consultoria em RH consiste nas funções de apoio, orientação e supervisão das demandas organizacionais. Sua principal finalidade é a realização de um diagnóstico e identificação, tanto dos possíveis erros ou distorções que prejudicam um melhor resultado, como qual o caminho para a solução dos problemas encontrados.
A atuação do consultor na área de gestão de pessoas é ampla, ocupando-se de aspectos variados que vão desde a contratação de novos colaboradores e sua remuneração até o seu desenvolvimento e cuidados com a saúde, segurança e bem-estar. Dessa forma, uma consultoria em RH pode abranger apenas um subsistema ou abranger todos em conjunto, como uma reestruturação das políticas e práticas de RH.
O processo de consultoria deve ser realizado em algumas etapas:
Fonte: elaborado com base em Cintra; Batista e Alves, 2016.
A empresa Brasil Shoes, como a maioria das empresas, tem enfrentado os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 e precisa da ajuda da Consultoria de RH para elaboração de um Plano de Ação que auxilie no encontro de medidas mais adequadas para superar esse momento atual cheio de mudanças.
Nas etapas 1 a 4 foram elencados os principais problemas que precisam de um olhar mais urgente neste momento. Nesta etapa 5, você tem como desafio elaborar um Plano de Ação para ajudar a Brasil Shoes a superá-los.
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No papel de consultor(a) e com base nas etapas do processo de consultoria; nas informações de cada etapa desta atividade; e nas soluções que você já pensou anteriormente para cada problema identificado, elaborará um Plano de Ação para apresentar à diretoria da Brasil Shoes. O modelo a seguir pode ser utilizado como base, mas fique à vontade para desenvolver o seu próprio modelo de Plano de Ação.
Obs.: Você pode utilizar as soluções/ações que você já levantou no desenvolvimento das etapas anteriores, somente colocando-as no formato de um plano de ação. O objetivo é resumir as informações de todas as etapas em um único documento que servirá de base para que a consultoria apresente seu trabalho à diretoria da Brasil Shoes.
MODELO DE PLANO DE AÇÃO:
PLANO DE AÇÃO
Problema identificado
Coleta de dados para análise
Análise dos dados
Ações propostas
Cronograma
Nesta coluna o(a) aluno(a) deve elencar os problemas identificados nas etapas 1 a 4 desta atividade, usando uma linha para cada problema.
Exemplo:
Necessidade de retomada na implementação de ações para promoção da QVT.
Nesta coluna o(a) aluno(a) deve descrever qual instrumento pode ser utilizado pela consultoria para buscar informações para análise e que auxiliem na proposta de ações para resolução dos problemas identificados. Exemplo:
Análise de documentos; pesquisas qualitativas e/ou quantitativas; entrevistas; observação etc.
Nesta coluna as informações serão hipotéticas, ou seja, o(a) aluno(a) pode criar dados que possibilitem a criação de ações para resolução dos problemas identificados.
Exemplo:
Pesquisa realizada com funcionários permitiu identificar que os mesmos demonstraram grande insegurança quanto aos procedimentos de segurança e higiene para prevenção da covid-19.
Propor ações para resolução dos problemas identificados com base na análise hipotética dos dados.
Exemplo:
Ação proposta: intensificar os procedimentos de segurança e higiene como meios de prevenção ao Covid-19 com instalação de mais dispensers com álcool em gel, fornecimento de máscaras para troca a cada 3 horas e organização para revezamento no uso do refeitório, diminuindo a quantidade de pessoas ao mesmo tempo no local.
Propor o tempo necessário para implementação da ação.
Etapa 1
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Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4
REFERÊNCIAS:
CINTRA, Josiane & DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CINTRA, Josiane C; BATISTA, Adilséia Soriani; ALVES, Sandra Raschini. Auditoria e consultoria em RH. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.
CUNHA, Jeferson Luis Lima. Consultoria organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Biblioteca Virtual Kroton).
FERREIRA, Patrícia Itala. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2017 (Minha Biblioteca).
GENICOLO, G. R. Manual de Rotinas Trabalhistas-Problemas Práticos na Atuação Diária, 10ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. 9788597018257 (Minha Biblioteca). Disponível em: <https://bit.ly/3oke9XZ>. Acesso em 26 jan 2021.
GRAMMS, Lorena Carmen & LOTZ, Erika Gisele. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2017 (Biblioteca Virtual Kroton).
JULIANO, Marcio de Cassio. Inovações em aplicação de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed. 8ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2012 (Minha Biblioteca).
NAPOLI, Cláudia Cardoso Moreira et al. Recrutamento e Seleção. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.
OLIVEIRA, Cristiano Paulo de Oliveira. Rotinas trabalhistas e departamento pessoal. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
PORTAL RH. Como o setor de recrutamento e seleção está enfrentando a pandemia? Disponível em: <https://bit.ly/3qUDvNP>. Acesso em 25 jan 2021.
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R.M.E.T.S.M. L. Rotinas Trabalhistas – Legislação e Práticas para Gestão de Pessoas. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. 9788536517957 (Minha Biblioteca). Disponível em: <https://bit.ly/3pmD9ze>. Acesso em 26 jan 2021.
SOUSA, Julia de. Recrutamento Online: vantagens e desvantagens. EKONOMISTA. 15/12/2014. Disponível em: <https://bit.ly/3qUEb5P>. Acesso em 25 jan 2021.
TORTORETTE, Mariara. Recrutamento Online: uma grande conquista para a empresa e o profissional. Carreira e Sucesso. 11/06/2010. Disponível em: <https://bit.ly/3clAphE>. Acesso em 25 jan 2021.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
• O trabalho deverá ser realizado individualmente;
• A capa do trabalho deverá conter o nome completo do(a) aluno(a);
• Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido;
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o(a) aluno(a) reprovado(a) na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A elaboração desta Produção Textual e, portanto, a resolução da SGA, deve ser registrada em forma de Relatório e postada no Ambiente Virtual. Para realização da atividade você deverá seguir algumas normas:
1. A Produção Textual Individual deverá ser apresentada em estrutura de trabalho acadêmico:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
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 Na introdução você deve apresentar o objetivo da atividade e contextualizar a SGA proposta.
2. DESENVOLVIMENTO
 No desenvolvimento devem ser apresentadas as resoluções de todos os 5 questionamentos lançados:
2.1 Etapa 1
2.2 Etapa 2
2.3 Etapa 3
2.4 Etapa 4
2.5 Etapa 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Importância da realização da atividade para a formação profissional.
REFERÊNCIAS
 Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
2. Dicas Importantes:
 O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Para isso, acesse a Biblioteca Digital, na parte inferior direita da página inicial clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”.
 Esta produção textual interdisciplinar deve contemplar todos os tópicos solicitados no item “ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL”, tendo no mínimo 8 (oito) páginas e máximo 15 (quinze) páginas, incluindo Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais, e excluindo os elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, sumário, referências, anexos e outros).
 Somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD.
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 Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com seu Tutor a Distância, preferencialmente na sala do tutor.
 É responsabilidade do(a) aluno(a) inserir a Produção Textual Individual (PTI) no ambiente virtual;
 Importante: fique atento(a) aos prazos de postagens!
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância:
Critério
Significado
Valor/Peso
Coerência, clareza e coesão
O texto apresenta linguagem de fácil compreensão, além de argumentação crítica e fundamentada, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
15%
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares
As ideias apresentam relação direta com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) e contemplam os conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas de forma clara.
50% (10% para cada etapa)
Estruturação adequada
As ideias apresentadas no texto estão estruturadas de acordo com as orientações propostas e traduzem uma perspectiva crítica.
15%
Considerações finais
O trabalho apresenta considerações finais – importância da realização da atividade para a formação profissional.
10%
Aplicação das normas
Respeito às normas da ABNT e à escrita ortográfica.
10%
Bom trabalho!
Equipe de professores