E você, sabe o que é um portfólio acadêmico?

Um portfólio acadêmico é um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do ensino mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor. Caracterizado por uma lista de trabalhos do estudante onde é apresentado informações em ordem cronológica, relativos aos resultados de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer reflexão e crítica sobre o processo acadêmico em busca de melhorias das competências, atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica.

De uma forma geral o o Portfólio Acadêmico seria a coleção de todos os títulos educacionais de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de longa, média e curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos profissionais, ou seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.

Onde surgiu o termo portfólio?

O termo Portfólio tem origem anglo-saxônica e designa o conjunto de títulos e ações de um investigador, individual ou institucional, ou ainda, documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.

Qual é a função do portfólio acadêmico?

É considerado uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos, constantemente, a partir da pesquisa realizada, uma seleção das amostras do nosso trabalho, dúvidas e nossas conquistas. Nos leva à descoberta do mundo e do conhecimento propiciando ajuda ao estudante, para o desenvolvimento da habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução.

Ainda permite ao estudante, uma análise comparativa quando aprecia portfólios de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica.  Através do Portfólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar a aprendizagem de conhecimentos.

Qual objetivo do portfólio acadêmico?

Separamos alguns itens abaixo para ilustrar os objetivos do portfólio.

• Aprender a aprender
• Conhecer o aprender
• Aprender a aprender, fazendo
• Levantar hipóteses buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido
• Levar o aluno ao universo da pesquisa
• Desenvolver o gosto pela leitura
• Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem.

Sobre a estrutura do portfólio

Normalmente os portfólios acadêmicos possuem uma estrutura que compreende:
  • Capa
  • Índice
  • Introdução
  • Desenvolvimento pessoal
  • Desenvolvimento social
  • Desenvolvimento acadêmico
  • Conclusão e anexos.
No Portfólio Acadêmico é possível postar uma coletânea de aulas, trabalhos, provas, exercícios (contidos na pasta individual), anotações que permitem construir entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno. Desta forma irá refletir o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido.

Quando precisamos elaborar o portfólio?

Deve ser desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou atividade acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto ou um curso. É interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o aluno possa registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos, sentimentos, auto- avaliações de crescimento ao longo de sua experiência, em determinada disciplina, naquele espaço de formação.

Aplicação do portfólio acadêmico

Precisa conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que estão em andamento, de forma cronológica, de maneira a construir o “Caderno Virtual” que perpetuará no Universo da informação e que poderá servir de subsídios para outros estudantes/indivíduos. Representa a Responsabilidade Universitária que compreende o compartilhamento de conhecimentos com a comunidade de seu contexto. Considerando a “Missão” do Portfólio Acadêmico é importante lembrar que todo o contexto produzido, para registro deve ser revisado e analisado, sob a ótica da língua vernácula, ou seja, da língua portuguesa

Estrutura do portfólio acadêmico

Consiste na criação de uma pasta física individual, ou o conteúdo poderá ser hospedado em plataforma web (sites, blogs ou conforme a escolha do estudante). Para ambos deve contemplar um índice sequencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de Abertura para cada item abaixo relacionado:
• Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, série, módulo, ano e instituição de ensino;
• Índice remisso de assuntos;
• Justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicação, de maneira agradável);
• Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina;
• Anotações/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu (rotina realizada diariamente).
Referências
VILLAS BOAS, B. M. F. Portifólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. 1ª Edição, 2004.